coronavírus

UFN faz testagem de Covid-19 em policiais militares e civis

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário) 

A equipe do Laboratório de Diagnóstico Molecular da Universidade Franciscana (UFN) começou, nesta terça-feira, a realizar testes rápidos em agentes de segurança de Santa Maria. Policiais da Brigada Militar (BM) e Polícia Civil (PC) serão testados nos próximos dias. Os testes rápidos - que são feitos a partir de uma picada no dedo e costumam ter o resultado em minutos - foram doados pelo Instituto Cultural Floresta. O tipo de exame é usado para saber quem já desenvolveu anticorpos da doença, ou seja, quem pode ter tido Covid-19. 

- Como ele não é um exame indicado para quem sente sintomas, um dos requisitos é não ter tido sintomas há pelo menos 15 dias. Depois disso, será possível ter uma análise epidemiológica de quantos policiais tiveram contato com o vírus - explica o biomédico Huander Felipe Andreolla, responsável pelo estudo. 

Estado receberá mais 318 mil doses de CoronaVac nesta quarta-feira

O trabalho é acompanhado pelos profissionais do laboratório e por acadêmicos dos cursos de Farmácia e Biomedicina da UFN.

No primeiro dia de testes, foram 45 agentes da Brigada Militar testados. A testagem foi em drive-thru no estacionamento da UFN, com entrada pela Rua Silva Jardim. A ideia é testar 420 policiais. Os exames são pré-agendados entre a equipe, que faz os testes, e as entidades de segurança.  

O Laboratório de Diagnóstico Molecular da UFN também é responsável por análises de outros tipos de exame de Covid-19 em Santa Maria, como de pacientes da UPA e Casa de Saúde, por exemplo.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Mais uma paciente de Manaus recebe alta de hospital de Santa Maria

Estado recebe  318 mil doses de CoronaVac nesta quarta-feira Próximo

Estado recebe 318 mil doses de CoronaVac nesta quarta-feira

Saúde